terça-feira, 20 de outubro de 2009

DH BLOCO - M#6 - BLAKELY HOUSE



Vamos desvendar o mistério deste bloquinho.
É um bloco muito gostoso de fazer. Eu fiz com moldes. Risquei as margens de costuras, sinalizei os encontros delas como se faz para costurar a maõ só que fiz a máquina.
Os pedaços são pequenos, mas com paciencia vamos longe.
Vamos começar pelo detalhe da mini borda em escalope. O molde vem sómente uma parte e será preciso repetir esta parte mais 3 vezes para fazer a borda inteira. Fiz isso freeze paper, mas pode ser feito também em papel, dai é só colocar no direito do tecido e riscar o contorno com a canetinha mágica, aquela azul que some com agua. Esta marcação irá orientar voce quando for fazer a aplicação virada da agulha. Ou voce pode também colocar este escalope no avesso e com a ajuda do ferro rebater toda margem para baixo do molde escalope e aplicar depois. Neste caso voce vai precisar retirar o molde pelo avesso, cortando um pedaço do tecido de fundo com muito cuidado. Os pontinhos da aplicação orientará voce até onde pode ser cortado.E dai voce retira seu molde.
***Não esqueça de dar os piques necessários no tecido até quase chegar na parte riscada do contorno e muito cuidado para não recortar a margem de costura riscada no tecido.

Na foto acima mostro o molde da borda escalope.
Eu risquei antes este contorno no direito do tecido de fundo ( roxo) que vai me orientar na hora da aplicação. Depois posicionei e com a ajuda do ferro quente "grudei" o molde freeze paper no direito do tecido laranja. Recortei a volta toda deixando 1/8" de margem de tecido extra.
Dei alguns piques para facilitar a virada das bordas arredondadas na hora que for aplicar e na junção dos escalopes até quase chegar no molde.
Dai é começar a aplicar. Eu uso linha na cor cinza claro ou médio ou escuro dependendo da cor do tecido.
Eu uso na maioria das minhas aplicações, pois acho que esta cor se mistura com a trama de tecido.
Capriche nos pontinhos.!!! *Ü*


Como voces podem ver já fiz as aplicações invertidas das janelas e portas. Já expliquei como fazer o reverse applique no bloco B-1 - Batchelor Button. Por isso pulei esta parte. E a minha borda já está aplicada.
Agora vamos a segunda parte da casinha que é o telhado/céu/chaminé.

A foto acima mostra a disposição dos moldes dos moldes do céu e das 2 chaminés.



Costurar as laterais do céu no telhado.
Aqui tem uma dica de começar a costura logo na junção das margens de costuras, uso alfinete para pender as 2 peças e delimitar onde será o inicio de minha costura, ou seja deixo 1/4" sem costurar. Isso vai facilitar a manipulação das peças para as proximas costuras do grupo chaminé/céu/chaminé.



Na foto acima mostro as peças alfinetadas e os 2 alfinetes das pontas será onde vou colocar a agulha da máquina para começar minha costura e o outro onde vou arrematar.
***Não chego até o fim do tecido com as costuras.
Será que deu para entender??


Na foto acima tento mostrar onde vou iniciar minha costura. Este processo eu faço em todas as costuras deste grupo e com a lateral do céu também.
Depois do grupo telhado pronto, costuro com a parte da janela/porta e ...
tcham tcham tcham...
Bloco pronto!



Lindo, né mesmo??
Se tiverem alguma dúvida é só deixar seu recadinho que assim que der eu respondo.
Não deixe de comentar tá??
Espero ter ajudado alguém com minhas explicações e minhas dicas.
bjus.










Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...