sexta-feira, 25 de julho de 2008

TUTORIAL SOBRE APLICAÇÃO



TUTORIAL SOBRE APLICAÇÃO

Criado por Suely Rizzi
STUDIO PATCHWORK AGUL`INHAS – SPA
Sexta-feira, 25 de julho de 2008.


TÉCNICA DE APLICAÇÃO COM ENTRETELA



Layout do bloco



Aplicação é minha técnica favorita e este método é o que mais uso. Só quando preciso de detalhes com muitos recortes ou muito pequenos que uso o Heat Bond.
Como estou fazendo o SPA BOM 2008 – “Feliz Ano Todo” vou aproveitar o bloco de Abril para explicar e ilustrar o passo a passo desta técnica. Espero que vocês gostem.


Eu já usava esta técnica com entretelas em minhas aplicações, mas este “pulo do gato”, que vocês verão a seguir, eu aprendi em um vídeo que assisti no QNN da Eleanor Burns. Depois disso passei a ser sua fã se não for a número 1 sou a número 2. Continuo sempre assistindo aos seus vídeos e adquirindo seus livros através de seu site QIAD.*Ü*
Então vamos aprender como se faz?



Os materiais vou apresentando à medida que forem usados no passo a passo.
Aqui mostro os tecidos que usarei nas aplicações, as entretelas de papel colante riscadas já nos seus respectivos tecidos e alfinetes.
Comece riscando na entretela no lado que não tem cola todos os moldes usados e deixando espaços entre elas.
Procure aproveitar o máximo de sua entretela para não haver desperdícios.
Sobrepor o lado da entretela com cola sobre o direito do tecido e recortar o grupo tomando cuidado de deixar espaço para as margens externas das bordas dos contornos dos moldes.
Alfinetar e reservar.
No caso do grupo das folhas aproveitei a entretela, mas quando a alça for cortada o grupo de folhas será alfinetado em outro tecido.



Regular o ponto da máquina de costura 1.5 a 1.8. Os pontos deverão ser miúdos para não correr o risco de desmancharem quando a peça for revirada para o direito.



Costurar na linha riscada todo o contorno do risco.



Não esquecer de diminuir o ponto da máquina,tá?



“Cortar o excesso de tecido das bordas deixando uma margem de 1/8”.



*Ü* Aproveite os retalhos para encher seu pote mágico “Witched Jar”.



Foto dos moldes da cesta, da alça da cesta, laço e algumas folhas recortados e prontos para a segunda etapa.
Revirar as peças para o direito.



Dar um pique somente na entretela. Este “buraco” será por onde a peça será revirada para o direito.



Para revirar as peças para o direito eu usei uma caneta BIC. Tirei a carga de tinta como mostrado na foto. E uso também uma pá de madeira para vincar o contorno das bordas depois delas reviradas.





Colocar o canudo da caneta por dentro do pique e com a ajuda da carga centralizar no buraco do canudo e franzir o tecido sobre ela.



Fazer a mesma coisa com as outras pontas da cesta. Imagine um X e faça isso nos 4 cantos.





Com ajuda de o palito japonês ajeitar todas as quinas. Muitas vezes será necessário o uso de um alfinete para puxar o tecido das pontinhas. Note o brilho da cola da entretela.
Faça isso com todas as peças do bloco.



Vinque com a pazinha de madeira ou com o próprio dedo.



A base da cesta está pronta.Vamos para a alça??



Pique central da alça.



Desvirando um lado da alça com a ajuda do canudo e da carga da caneta BIC.
O uso da caneta facilita para revirar peças muito estreitas.
É claro que a Eleanor não usa caneta BIC. Ela tem esta peça a venda em seu site.
Eu simplesmente improvisei. *Ü*



Metade desvirada.



Outra metade desvirando.



Acertando as pontas da alça com o palito japonês.
(Eu lixei a ponta do palito para deixar arredondada).



Alça e cesta vincada. Fazer todos os moldes das aplicações seguindo este mesmo processo da entretela.
Com exceção do musgo que será usado o heat bond.



Molde do musgo riscado no Heat Bond e recortado bem no risco.
Depois colar no lado do avesso do tecido com ajuda do ferro quente. Contar até 6..rs.
Cuidado para não queimar o tecido.
Retirar o papel adesivo e colar novamente a peça recortada no lugar desejado com ferro quente.



*Ü* Obs.: Uso o ferro com vapor em todas as etapas da colagem.


Vamos então para a terceira etapa?
A colagem das aplicações no bloco.



Vincar o bloco em cruz e em X para facilitar a centralização das peças que serão coladas no bloco.
Neste caso será a cesta e a alça.
Ferro na temperatura alta e vapor. Colocar sobre as peças e aguardar um tempo até a cola da entretela aderir no bloco.
*Ü* UH HU! Adeus aos alfinetes e alinhavos... *Ü*rs



Cesta colada e pronta para a quarta etapa.
”Bordando a máquina”.
Nada impede da aplicação ser feita a mão com ponto caseado ou invisível.
Esta etapa precisa de atenção, pois a cada peça colada devemos fazer o contorno com bordado e também algumas peças serão sobrepostas.



Ilustrando as aplicações do bloco.



Mais uma foto para ilustrar o bloco aplicado.



Ultima etapa “Bordando as letrinhas”. Riscar as letrinhas com a famosa caneta azul.
Usei linha DMC, preta, dois fios. Bordei com ponto haste.



Bloco finalizado.
*Ü* Uh Hu!! Como vocês podem observar eu deixei minha marquinha registrada neste bloco. Meu logo “Flor do Jardim da vovó”. Substitui pela estrela do bloco.
Por isso quem usar esta técnica ou fizer este bloquinho use e abuse de sua criatividade!!
Eu gostaria muito de ter noticias sobre os seus blocos aplicados.




Espero que tenham gostado desta aula de aplicação.
Se tiverem dúvidas ou quiserem deixar um recadinho será BEM-VINDO sempre.
Pode ser aqui ou por e-mail.

Bjks da S*Ü*E

Direito reservados por Suely Rizzi. Distribuição gratuita somente para uso pessoal. Quaisquer outros fins favor entrar em contato por e-mail comigo para autorização por escrito
E-mail: rizzi.ms@gmail.com.

14 comentários:

Anônimo disse...

Sue, Melhor explicação impossível!!!! Vc é o máximo, bjs, Kiki

Anônimo disse...

nossa que bacana, muito bem explicado, obrigada!!1
bjos

kenia disse...

que bacana sue, muito obrigada pela explicaçao , ficou demais!!
bjos.

CAROLVELHO disse...

Amei TUDO isssooooo!!!!!! ai céus que maravilha!!!!!
Beijosssss

Carol Velho

Anônimo disse...

Eu vi meu comentário do dia 26 de julho, rsrsrsrsr, gostei tanto desse PAP que sem querer já ia deixar o mesmo recado, rsrsrsrsrsrsr.
Bjs,
Kiki

Cida disse...

Puxa vida, amei seu blog, vc é fantástica, as explicações são super fáceis e dicas muito boas.
Maravilhoso, Nota 1000,
Esse Blog é D+

Sunbonnet Sue disse...

Puxa vida!!Kiki, Kenia, carol e Cida ganheeei meu dia. Eu faço isso para voces.Espero que tenha contribuido um pouco.
Muito obrigada por me visitar e volte sempre que terá novidades.
bjus agradecidos
Suely

Anônimo disse...

Adorei a sua explicação. Era tudo o que eu precisava, pois sou iniciante e ainda tenho muito aprender. bjos!!!!

Anônimo disse...

Em casa, domingo a tarde, e por pura sorte achei seu blog. Menina, que idéia boa. Amei. Moro no interior e achar o papel colante é quase impossível. Vou aproveitar o máximo seu passo a passo. Deus te abençôe por sua boa vontade em postar o passo a passo. Obrigada.

Unknown disse...

Qual ponto vc usou na máquina, sou bem novinha nisso..tenho uma facilita com 18 pontos...

Sunbonnet Sue disse...

Cristiane
na facilita plus uso um que parece um V com pontinhos antes e dp.Acho que nesta sua tbém tem Ele não é um caseado mas resolve tbém.Só precisa de treino em um pedaço de tecido.Fica bonito.Usei muito este antes de adquirir minha nova amiga inseparável.O ponto que esta no tutorial é da Cosmo - o caseadinho.
meninas obrigada por me visitarem e fico feliz demais por saber que estão gostando do tutorial.
Aproveitem memso.
bjus

Léa disse...

Parabéns querida!!! Ficou um show..
bjoks
Lea

Unknown disse...

adorei seu trabalho!estou a procura para aprender essas técnicas de patch,amo artesanato de uma forma geral e tenho ficado maravilhada com tudo que tenho visto.quero te parabenizar por esse trabalho e te agradecer pela humildade de compartilhar conosco.um abração!!!

Unknown disse...

Olá bom dia! Também estou começano agora na arte patchcolagem, graças a Deus as encomendas tem aumentado e gostaria de adquirir tbm uma amiga inseparável, mas as dúvidas são muits de qual máquina é melhor, ou seja, levando em consideração custoxbenefício, manuseio, caseadinho bem bonito (parecido feito à mão), entre outros que tenho certeza que vc me entende.
Então? Essa cosmo é a Singer 7422? Ouvi falar que o ponto caseadinho dela é bem bonito, mas tbm ouço muito sobre a Brother CS 6000i, a Janoe 2030 e 3160, e aí? Com sua experiência, gostaria que me desse uma luz.
Desde á agradeço
Georgea

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...